Aprenda Como Dormir Rápido e Aumentar a Qualidade do Sono

Vamos aprender nesse post como dormir rápido para aproveitarmos melhor nosso tempo de descanso, consequentemente dormirmos melhor e ter mais disposição durante o dia.

Muitos fatores são levados em conta na hora de irmos dormir e termos uma boa noite de sono.

Eu particularmente já testei todas as maneiras possíveis e te direi nesse post o que funcionou, o que não funciona e o que eu faço no meu dia a dia para dormir rápido e ter uma boa noite de sono.

Antes de Dormir

Aprenda Como Dormir Rápido e Aumentar a Qualidade do Sono

1° dica – Aprenda a desacelerar

Eu particularmente me trato muitas vezes como uma máquina que liga e desliga num clique de botão.

Infelizmente não somos assim, somos como um carro em movimento em uma estrada e quando estamos chegando no destino, devemos ir brecando e não usar a parede como freio. Para os workaholics como eu, essa é a dica que menos gosto, mas é o pilar básico que sustenta uma vida com energia e disposição.

O que quero dizer com desacelerar é para no mínimo parar de trabalhar ou fazer qualquer outra atividade 15 minutos antes de ir dormir, para seu cérebro ir desacelerando e que a transição ao dormir seja mais natural. Essa dica serve para qualquer um, pare de fazer coisas que te deixam acelerado, te façam pensar muito ou que tenham uma alta carga emocional.

Use esse tempo para planejar sua agenda do dia seguinte, para lhe dar uma maior clareza mental do que você deve fazer e atividades que não exijam tanto de você mentalmente.

2° dica – Comer antes de dormir

Se uma coisa que pode te dar uma noite de má qualidade, essa coisa é comer aproximadamente 1 ou 2 horas antes de dormir. Nosso metabolismo fica mais lento a partir das 18h, ou seja, não está consumindo tanta energia e está se preparando para ir dormir aos poucos o que nos prova que não é a melhor idéia comermos perto da hora de dormir.

Se você comer muita comida OU comer logo na hora que for dormir, o processo natural do sono vai ser adiado porque ao invés de reparar seu corpo, seu corpo vai digerir a comida e gastar energia em um momento precioso, quando o foco desse horário não é esse.

As consequências disso é acordar cansado, porque quando você cair no sono, o corpo não vai estar descansado, estará trabalhando para digerir a comida, por isso é importante ter um bom senso e esperar um pouco antes de dormir.

Nem todo mundo pode se dar esse luxo de não conseguir comer antes de dormir, mas tente ao menos ingerir coisas mais leves como derivados do leite, para produzir Serotonina e ter um sono mais reparador. Caso não seja possível, coma algum alimento integral em pequena quantidade para que te sustente mais e auxilie a digestão pela alta quantidade de fibras.

3º dica – Celular e Televisão

Estamos no caminho da performance máxima, não podemos ignorar esse ponto extremamente importante. Como indicam estudos, a luz azul emitida pelos aparelhos no horário noturno está diretamente relacionada à perca de sono, diminuição do sono profundo e consequentemente estarem mais cansadas no dia seguinte.

Isso porque somos seres biológicos que usa a luz para determinar o ritmo do nosso corpo, metabolismo e substâncias produzidas no nosso cérebro. Nesse caso, a luz azul simula uma luz que o corpo entende que ainda está de dia.

A sugestão é que deixemos de usar os aparelhos 30 minutos antes de dormir, para que o corpo tenha um tempo para ajustar seu processo biológico no estado normal.

Uma dica legal, é usarmos um aplicativo chamado Twilight para Android e f.lux para Mac, Windows, iPhone, iPad e Linux. Ele diminui automaticamente a luz azul dos dispositivos para que a transição seja mais suave quando formos dormir.

4º dica – Suplemento de Melatonina

Essa dica eu recomendo que você se consulte com um médico.

Melatonina é a substância que nosso corpo produz para indicar que está na hora de dormir e começamos a ficar com sono. Essa substância é muito indicada para pessoas com insônia, pois ajuda a ajustar o sono de quem toma.

Eu particularmente uso quase toda noite e a qualidade do sono é ótima. Há dias que não tomo porque sinto que não há necessidade. Uso por volta de ¼ de um comprimido de 3 mg de melatonina 30 minutos antes de deitar e posso dizer que foi a coisa que mais me ajudou e melhorou a qualidade do meu sono, e a pergunta sobre como dormir rápido já não era mais um problema.

Isso garante que quando eu for deitar, já esteja fazendo efeito e eu consiga dormir rapidamente, para ter uma máxima performance.

Esta é apenas minha experiência e o que eu faço, não simplesmente siga, pesquise e tire suas conclusões. Caso interesse algum leitor, fiz a encomenda do produto no HealthDesigns basta procurar por “Melatonin”.

Ao dormir

Aprenda Como Dormir Rápido e Aumentar a Qualidade do Sono

5º dica – Respiração

Quando ocorre uma situação de perigo, nosso corpo tende a produzir cortisol que é a substância ligada ao Estresse. Ele tem como principal função ativar e preparar o corpo em situações de emergia, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue nos dando energia para reagir ao que for necessário.

Quando acordamos essa substância também é produzida e é mantida em níveis que nos ajudam a produzir energia ao longo do dia. Diferente da hora de acordar, queremos diminuir o cortisol para não só para cairmos no sono como também para termos uma alta qualidade do sono.

Já ouviu alguém dizendo para respirar, contar até 10 ou tomar água com açúcar? Isso se deve ao fato de que respirar profundamente diminui o cortisol e a água com açúcar libera insulina que diminui o cortisol no sangue.

Nesse caso, água com açúcar não é algo muito bom por liberar muita insulina e poder engordar. Já a respiração, podemos usar em qualquer momento do nosso dia para que possamos desestressar.

Para isso, vamos seguir a regra do 4-7-8, criado pelo médico Andrew Weil. Inspire por 4 segundos pelo nariz, segure o ar por 7 segundos e expire o ar pela boca por 8 segundos, de uma forma que você mantenha a mente vazia e sinta a respiração da forma mais profunda possível.

6º dica – Como foi seu dia e como será o de amanhã?

Imagine por um momento como foi seu dia, o que você errou, o que aprendeu e o que irá mudar para se tornar uma pessoa melhor.

Agradeça pela bela vida que você tem, mesmo que as coisas não sejam da maneira como você gostaria, devemos notar que sempre temos algo de bom para agradecer, sermos gratos e sermos mais felizes.

É um momento de auto reflexão, e é também um momento que você analisa o que está fazendo de certo ou errado e faz as mudanças para que seja um ser humano melhor.

Visualize também como o dia seguinte será, tenha a clareza mental do que você quer fazer, quando irá fazer e como irá fazer. Pode soar estranho, mas tem claro em sua mente o que precisa ser feito, quando e como é uma das formas mais eficazes de aumentar a produtividade.

7º dica – Pare de pensar!

Esse é o ponto que vejo muita gente falando e umas das principais causas que fazem as pessoas não dormirem. Começarem a pensar em coisas demais e não aquietar a mente.

Quando se encontrar fazendo isso, faça ela aquietar até você começar a sentir sono, o que pode demorar até 5 minutos se você estiver muito inquieto. Rápido e prático.

Tem alguma dica que não foi citada nesse post? Espero que esse post ajude você a ter mais qualidade de sono, e logo, de vida !

Comente abaixo e compartilhe com um amigo que precisa ler esse post e aprender a como dormir rápido !

Um forte abraço e até a próxima!